A hora e a vez do Jornalismo Cultural, entre outras pechinchas.

terça-feira, 28 de março de 2017

Que guitarra?

(se guitarra fosse boa, Jimi Hendrix não queimaria) Voltei. Na verdade, sem tempo pra tantas outras coisas que andei fazendo, e, lógico, relacionadas à música. Houve um tempo que eu estava em seis trabalhos diferentes em cinco corais. Isso dá outra postagem, sabe-se lá Deus quando...

Mas hoje acordei com essa música na cabeça: "Give me the night", E a hora de falar daquilo que eu sempre curti nas músicas: as baixas frequências dos baixos.



Aos marujos de primeira viagem, costumo dizer que os baixos são as vozes de elefante, e as vozes mais agudas são as de formiguinha. Num teclado de piano, por exemplo: quanto mais à esquerda, mais grave o som fica; e à esquerda, mais agudo. Claro que ouvir e, principalmente, fazer a música vai muito mais além do que essa explicação leiga. 



Produzido por Quincy Jones, da Motown Records, o primeiro álbum solo do Michael Jackson marcava o início do fim de uma era dedicada à Disco Music / Discotèque, uma época em que na Rádio Jovem Pan 2 passava esse gênero de som. Claro, regado ao contra-baixão.

Me lembro, por exemplo, do meu irmão Rogério que tinha um LP cinza da Rádio Jovem Pan 2, 1979 ou 1980, com a música "Come to me" da France Joly. Era a primeira faixa do lado A, que começava logo depois de uma vinheta da Rádio montada em cima da música.



Talvez essa época em que eu vivia ouvindo, ora por vontade própria ora por osmose, essas músicas me levou a fazer, em 1998, uma vinheta para a Rádio Metodista, onde estagiei até 2000, sobre doação de discos para a emissora, algo totalmente fora de si em tempos de compartilhamento livre de áudios e videos pela internet em dias atuais.

E o surpreendente: a banda era formada somente por mulheres. Inclusive no baixo:


Pra finalizar esse post ligeiro: algo mais recente, pop, e conhecido. 


Uma hora eu volto, de novo. Tem muita coisa que vem do baixo ( e não de baixo ) que me atinge. 

Um comentário:

  1. Boa, Leo! A volta de quem não foi! rsrs. Dica para uma próxima: Fernando Faro, o saudoso cabeça do programa Ensaio, que chamava todo mundo de... Baixo.

    ResponderExcluir