A hora e a vez do Jornalismo Cultural, entre outras pechinchas.

sexta-feira, 1 de março de 2013

Pais e Filhos ( e netos )

( É preciso amar ) Quaresma é o início daquele tempo de transição entre o calor e o frio. Identifica Março, mês de chuvas na região Sudeste, e tema de um dos hinos mais conhecidos da nossa Música Popular Brasileira:



E é justamente desse encontro que nasceu a inspiração de criar esse post. Os filhos.

Maria Rita é filha de Elis Regina e de César Camargo Mariano. Começou a carreira somente aos 24 anos e é formada em Comunicação Social - precisava? Em 2002, antes mesmo de lançar seu primeiro trabalho, homônimo, levou o prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte na categoria Revelação.

Foram mais de 100 shows em todo o mundo somente na turnê inicial. Japão e Coreia, inclusive. Um dia eu tento desvendar o porquê do Japão ser um consumidor voraz da ボサノバ.Em 2005, lançou seu segundo álbum e apostando na venda apenas de uma faixa do CD, "Caminho das Águas", de forma online.

De lá para cá, embora não tão presente em programas de TV, a carreira de Maria Rita deslanchou. Ela chegou a gravar uma canção de Milton Nascimento e Fernando Brant, "Encontros e despedidas", tema da novela "Senhora do Destino". Bituca e Maria Rita já fizeram uma parceria para a minisserie "A casa das 7 mulheres".

Termino falando da filha da Pimentinha com uma música de João Bosco, interpretada pela própia Maria Rita.


Tom Jobim tem um dom quase particular: o de transformar música cantada em tocada, mas com uma harmonia incrível. Compare você mesmo a versão instrumental em parceria com Toquinho com a cantada, de novo com Elis Regina. Destaco aqui a versão com Dominguinhos e Yamandu Costa.

Chega de onda. Antonio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim é carioca, nascido no dia de aniversário de São Paulo. Desistiu da faculdade de arquitetura para se dedicar às teclas do piano. É um dos criadores diretos da Bossa Nova, surgido no chamado "Beco das Garrafas", em Copacabana, 1950.

Dois anos mais tarde, foi contratado pela gravadora Continental para ser arranjador e participou da composição musical de "Teresa da Praia", entre tantas outras. Daí para a carreira de maestro foi um pulo.

Se ficarmos falando aqui da carreira musical de um personagem que tem Tom até no nome, ficaremos horas. Tom Jobim se casou duas vezes. Em seu primeiro casamento, com Thereza de Otero, teve dois filhos: Paulo Jobim e Elizabeth Jobim.

Seu primeiro filho, Paulo, seguiu os passos e compassos musicais do pai: guitarrista, flautista, produtor e arranjador. Chegou a cursar arquitetura também, mas largou.Tocou inclusive com o pai entre 1984 e 1995 na Banda Nova. Produziu discos da geração Clube da Esquina.

Paulo Jobim é casado e com seu filho Daniel Jobim, neto de Tom, fizeram uma parceria num tributo ao pai-avô. A voz, familiar, é inconfundível.


Hereditariedade é mais séria do que se pensa. A MPB e nós, claro, agradecemos.

2 comentários: