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quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Retrospectiva 2012 do Youtube

( passando a régua... ) Para fechar 2012 que não acabou ainda por causa do fim do mundo, o You Tube abriu um canal retrospectivo com os clipes mais vistos, ou melhor, os videos mais clicados no ano, divididos por países e global.

Numa apresentação interativa ( a palavra ainda assusta? ), o internauta pode clicar em um dos quatro videos que aparecem mês a mês para interromper a retrospectiva e assistir ao video escolhido. Isso acontece porque o YouTube usou aquela ferramenta de anotação. Simples.

Tem a retrospectiva do Brasil, por exemplo. "Camaro amarelo" na ponta.


Como sempre acontece em alcance de grandes audiências, o Youtube listou videos óbvios. Mas outros de gosto duvidoso. Eu fiz um trabalho de faculdade em 1998 estudando a audiência do Domingão do Faustão, Programa do Gugu e Programa do Ratinho. Conseguimos provar que quanto mais baixo o nível, mais audiência consegue. Talvez isso explique o sucesso de alguns videos listados aqui.

Me surpreendeu, também, o fato de o canal ter listado algumas propagandas. Óbvias e não. O bebê rasgando papel foi genial, mas colocar a Xuxa morena não deve ter sido lá tão interessante.

Me lembro de uma frase do Jô Soares: "Se eu quiser ver propaganda no You Tube, eu ligo a TV."  Mas assim é a audiência. Gosta de ser surpreendida.

Aqui, o YouTube lista os 10 mais visto no Mundo. Gangnam Style na frente, batendo o recorde anterior de Justin Bieber. O video do coreano conseguiu ter mais visualizações em três meses do que em três anos de cantor americano. O que ajuda a explicar esse fenômeno pode ser a popularização da Internet e suas formas mais portáteis de acesso ( laptops, smartphones, tablets,... )

A reportagem que originou esse post é d'O Estado de São Paulo.

Falando em video, deixo aqui - puxado do Youtube - o meu cartão de Natal para você.


Que tenha um Natal barulhento e um 2013 cheio de audiência na sua vida. Ho-ho-ho.

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