A hora e a vez do Jornalismo Cultural, entre outras pechinchas.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Touchet Jobim

Um compositor e um pianista com seu estilo.

Antonio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim nasceu em 25 de janeiro de 1927. Como não acredito em coincidências, o menino da Tijuca – depois, sim, de Ipanema – teve como obstetra José Rodrigues da Graça Mello, o mesmo que fez o parto de Noel Rosa.

Muito menos coincidente é o fato de a primeira música de Jobim ter sido gravada por um paulista, de Santos, que morou por muitos anos em São Paulo. Mauricy Moura gravou Incerteza, de Tom Jobim e Newton Mendonça: 




Assim, as histórias de São Paulo e Jobim se cruzam de alguma forma – e existem muitas outras, obviamente. Justamente São Paulo, a cidade, aniversariante na mesma data de nascimento do maestro soberano.

A paulicéia desvairada e Mário de Andrade também servem de ligação. Em diversos depoimentos, Tom cita o modernista com entusiasmo, e de uma forma tão forte até os dias de hoje. Merece atenção: “Se você for medíocre, faça música brasileira. Se você for mais ou menos, escreva música brasileira. E se você for um gênio, escreva música brasileira, porque o Brasil precisa dos músicos, precisa da música brasileira. A gente teve que inventar o Brasil”.

Foi apaixonadamente atraído pela literatura. Olavo Bilac, Cassiano Ricardo, Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade e Guimarães Rosa.

Mais que um Brasileiro, Jobim é um ícone mundial. Com todas as explicações e implicações que isto venha a ter. De Buenos Aires a Israel, de Jerusalém aos Estados Unidos, na Rússia, na Polônia, na Espanha são inúmeros os fãs – músicos ou não – que dedicam horas ouvindo Tom Jobim ou prestando-lhe homenagens em inúmeras regravações.

E assim será. Jobim é atemporal! Daqui há 300 anos ainda será tão cultuado como ainda são Beethoven, Mozart, Chopin, Bach, Debussy, Ravel, Beatles, Noel... Até porque, qualquer um que queira ter em sua estante o melhor da música mundial terá obrigatoriamente que compor a discoteca com pelo menos uma obra jobiniana.

Harmônico ou utópico, encerro com as palavras do próprio maestro:

“Tentei harmonizar o mundo. O que é evidentemente uma utopia. Porque os jornais, por exemplo, sempre falaram mal de mim, inventaram um monte de coisas. No entanto, minhas músicas são executadas no mundo inteiro. O mundo inteiro gosta, mas o mundo inteiro não é utópico. O que é utópico é o Brasil. O Brasil é a grande utopia. É o paraíso.”

“Longa é a arte tão breve a vida"


Primeira gravação: 'Incerteza' (Tom Jobim / Newton Mendonça)
Cantor: Mauricy Moura
Disco 78 rotações
Gravadora: Sinter
Número: 0000217
Vídeo: Fátima Guedes




Redação  e idéia original: Rick Berlitz
Pesquisa de imagens e vídeo: Rick Berlitz e Léo Engelmann
Pesquisa de áudio e internet: Léo Engelmann
Intervenções Tecno-estéticas: Léo Engelmann
Emanações energéticas positivas: Marcos Malu Massolini

Nenhum comentário:

Postar um comentário