Uma das primeiras disciplinas que aprendemos numa faculdade de comunicação são as Teorias da Comunicação. Entre essas teorias, está a Mensagem Subliminar.
Pra quem está acostumado a lidar, por exemplo, com capas de LP's, sabe exatamente o que quero dizer. Enfim, mensagem subliminar é uma espécie de mensagem oculta, algo além da mensagem direta que é transmitida.
Um exemplo que adoro mostrar para os alunos é o da logomarca da Antarctica.
Não. Você não está vendo errado. Nem precisa provocar um torcicolo. Nem virar o monitor de ponta-cabeça. Eu quis, de fato, provocar a ira.
Que o símbolo da Antarctica são dois pinguins, todos sabem. Vire o logo de ponta-cabeça e veja o que o cérebro enxerga.
Outro exemplo clássico é o logotipo do Carrefour. Mas esse eu vou deixar que você desvende.
Tanto para a Antarctica quanto para o Carrefour, quando eu os vejo, me sinto um tremendo enganado.
Sinta-se enganado, igualmente, na música. Alguns casos já são conhecidos de uso subliminar nas notas musicais. Outras são puras balelas, como a historinha de que se tocar Ilariê ao contrário é uma canção satã. É o que o estagiário de Rádio e TV da Universidade Metodista de São Paulo, Mario Oshiro Jr., fez com essa playlist.
Mario explica com calma, inclusive brincando com os artifícios de edição, onde tem subliminar e onde pode ter, como em músicas de Led Zeppelin, Legião Urbana e, claro, a já conhecida portadora de subliminar Superfantástico, com Balão Mágico e Djavan.
( se você não viu ainda o que o logo da Antacrtica passa, são dois copos sendo brindados )
não vi nada
ResponderExcluir