A hora e a vez do Jornalismo Cultural, entre outras pechinchas.

sábado, 27 de novembro de 2010

Subliminar

Uma das primeiras disciplinas que aprendemos numa faculdade de comunicação são as Teorias da Comunicação. Entre essas teorias, está a Mensagem Subliminar.

Pra quem está acostumado a lidar, por exemplo, com capas de LP's, sabe exatamente o que quero dizer. Enfim, mensagem subliminar é uma espécie de mensagem oculta, algo além da mensagem direta que é transmitida.

Um exemplo que adoro mostrar para os alunos é o da logomarca da Antarctica.


Não. Você não está vendo errado. Nem precisa provocar um torcicolo. Nem virar o monitor de ponta-cabeça. Eu quis, de fato, provocar a ira. 

Que o símbolo da Antarctica são dois pinguins, todos sabem. Vire o logo de ponta-cabeça e veja o que o cérebro enxerga.

Outro exemplo clássico é o logotipo do Carrefour. Mas esse eu vou deixar que você desvende.

Tanto para a Antarctica quanto para o Carrefour, quando eu os vejo, me sinto um tremendo enganado.

Sinta-se enganado, igualmente, na música. Alguns casos já são conhecidos de uso subliminar nas notas musicais. Outras são puras balelas, como a historinha de que se tocar Ilariê ao contrário é uma canção satã. É o que o estagiário de Rádio e TV da Universidade Metodista de São Paulo, Mario Oshiro Jr., fez com essa playlist.


Mario explica com calma, inclusive brincando com os artifícios de edição, onde tem subliminar e onde pode ter, como em músicas de Led Zeppelin, Legião Urbana e, claro, a já conhecida portadora de subliminar Superfantástico, com Balão Mágico e Djavan.

( se você não viu ainda o que o logo da Antacrtica passa, são dois copos sendo brindados )

Um comentário: