A hora e a vez do Jornalismo Cultural, entre outras pechinchas.

domingo, 17 de julho de 2011

1950, 1994, 2011

Estamos num final de semana importante para a história do Futebol.

Num 16 de julho, mas de 1950, o Uruguai se consagrou ao erguer a Taça Jules Rimet pela segunda vez, mas de uma forma dolorosa aos brasileiros: em pleno Maracanã, contra o Brasil. Era a Copa do Mundo de 1950, realizada em solos brasileiros porque o mundo acabara de sair de um período de Guerra e os países estavam em reconstrução. Foi a primeira Copa do Mundo depois da Guerra. A anterior foi realizada em 1938, enquanto a Guerra Mundial foi entre os anos de 1939 e 1945.

Mas enfim, Giggia marcou o gol que calou o futebol brasileiro. Calou um Maracanã lotado - o maior público em uma partida de futebol até hoje registrado: 199.987 pessoas. Quase 200 mil pessoas ali, em absoluto silêncio.


Sessenta e um anos depois, atual 4ª melhor equipe do Mundo, o Uruguai estraga a Copa América da Argentina, na própria Argentina.


Pra não deixar a Argentina chupando o dedo, separei esse golaço do Maradona em 1986, durante a Copa do Mundo no México. Com uma narração de encher os olhos.

Falando em Copa do Mundo, dia 17 de julho é um dia especial para os brasileiros. Foi num 17 de julho, tal qual esse domingo, ensolarado, que Brasil e Itália se enfrentaram no Rose Bowl para saber quem ficaria com o tetracampeonato. Era a Copa dos Estados Unidos, em 1994.


Não como conseguiram, mas puseram o jogo inteiro, com mais de três horas de duração, no You Tube.

Faltam pouco mais de duas horas para o jogo da Copa América entre Brasil e Paraguai. Esperamos zoar a Argentina mais ainda amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário