A hora e a vez do Jornalismo Cultural, entre outras pechinchas.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

MM


Na segunda da década de 1980, uma cantora lírica resolveu se aventurar pelo popular ma non troppo. Surgia, então, uma das mais belíssimas vozes femininas que o Brasil já teve - e continua tendo: Marisa Monte.
De infância totalmente musical, estudou piano, canto e bateria. Aos 18, a moça carioca se mudou para a capital italiana, onde estudou belcanto, uma vertente da ópera, praticada por Giuseppe Verdi e Giacomo Rossine com seu "Il Barbiere di Sevilla".  Com essa mistura musical, Marisa Monte passou a cantar música popular brasileira em casas noturnas nos arredores romanos com alguns amigos. Em uma dessas apresentações, o brasileiro Nelson Motta estava na plateia. E resolveu repatriar Marisa, produzindo o primeiro álbum da cantora: "MM", gravado no Rio de Janeiro em 1989 e distribuído  no mercado fonográfico em LP e VHS pela extinta Rede Manchete. O LP ocupa a posição 62 dos 100 melhores álbuns  da MPB, listados pela revista Rolling Stones.

Apenas dois anos após o lançamento de "MM", Marisa colocou à venda o LP "Mais", numa belíssima capa com vários sinais de "+" destacáveis. À partir desse disco, surgiu uma particularidade da carioca: a de interpretar músicas com outras pessoas, como aconteceu com "Ainda Lembro", cantada num dueto com Ed Motta, com letra de Nando Reis, ainda integrante dos Titãs.


Ainda lembro o que passou
Eu você em qualquer lugar
Dizendo “aonde você for eu vou”
E quando eu perguntei
Ouvi você dizer
Que eu era tudo o que você sempre quis
Mesmo triste eu tava feliz
E acabei acreditando em ilusões
Eu nem pensava em ter
Que esquecer você
Agora vem você dizer
“amor, eu errei com você
E só assim pude entender
Que o grande mal que eu fiz
Foi a mim mesmo”
Vem você dizer
“amor, eu não pude evitar”
E eu te dizendo
Liga o som
E apaga a luz 

Titãs, aliás, que foram convidados pela MTV para a gravação do Acústico MTV. E adivinhem que estava lá?


Marisa Monte continuou lançando LP's ao longo da década de 1990, sendo inclusive, grande vencedora do prêmio MTV Video Music Brasil, em 1995. Na ocasião, o clipe "Segue o seco" levou 5 prêmios: melhor videoclipe do ano, melhor videoclipe de música popular brasileira, melhor direção de videoclipe, melhor fotografia de videoclipe e melhor edição de videoclipe.

"Segue o seco" está no álbum "Verde, Anil, Amarelo, Cor-de-Rosa e Carvão", lançado em 1994.

Em 1996, lançou seu primeiro álbum duplo: "Barulhinho bom", trazendo um CD somente com músicas gravadas em estúdio e, no outro CD, músicas gravadas ao vivo em Recife, num trabalho gráfico curioso: além de ter as letras escritas à mão, há desenhos com traços antigos insinuando sexo, uma homenagem de Marisa ao cartunista erótico Carlos Zéfiro.


Nesse mesmo "Barulhinho bom", Marisa mostra mais uma de suas características: o de cantar músicas conhecidas por outras interpretações. Em "MM", ela cantou "Comida", de Arnaldo Antunes, entre outras interpretações. Agora, ela traz "Panis et circenses", de Gil e Caetano; "Give me love", de George Harrison e uma versão interessante para "Tempos Modernos", de autoria do Lulu Santos.


Algum tempo mais tarde, e seguindo sempre a tendência em cantar com outros intérpretes, Marisa Monte se juntou a Carlinhos Brown e Arnaldo Antunes e lançou o álbum "Tribalistas", entre o final de 2002 e o início de 2003. Foi quase um encontro casual: Marisa gravaria uma participação especial numa música de Arnaldo para um álbum produzido por Carlinhos. Gravaram "Tribalistas" em uma semana.

O resultado? Duas faixas foram parar em trilhas sonoras de duas novelas da Rede Globo e uma extensa lista de indicações a Prêmios e premiações vencidas, internacionais inclusive.

A variedade musical do trio inclui até música de Natal:


Depois do sucesso dos Tribalistas, Marisa Monte entra num hiato para cuidar de seu filho. Em 2006, retornou ao cenário artístico musical lançando dois ábuns simultaneamente: "Infinito Particular" e "Universo ao seu redor". Com esses trabalhos, levou mais um prêmio pra casa: o de melhor artista, concedido pela Associação Paulista dos Críticos de Arte, a APCA.

Em 2008, entrou para o cenário cinematográfico na produção do filme "O Mistério do Samba", contando a vida da Velha Guarda da Portela e resgatando do limbo sambas esquecidos no tempo.

Pra encerrar, um achado: Marisa e Ed Motta cantando juntos outra música:



O site oficial da cantora é esse aqui.

2 comentários:

  1. Ela tem um talento fenomenal, mas acho-a meio sem sal. É blasé demais, mas tem músicas fodonas mesmo.

    ResponderExcluir