A hora e a vez do Jornalismo Cultural, entre outras pechinchas.

domingo, 10 de abril de 2011

Lula Côrtes: vida e obra de um multiartista

O raríssimo "Paêbiru"
No dia 26/03 faleceu Lula Côrtes, uma lenda das artes, pioneiro na psicodelia e na fusão rock/ritmos nordestinos. Em três momentos cruciais da história cultural nordestina dos anos 70 lá estava ele: em 1972, ao gravar com Laílson ( hoje artista do traço) o cultuado LP "Satwa", pela gravadora Rozemblit; ao produzir e criar a arte da capa do incensado "No Sub Reino dos Metazoários" de Marconi Notaro, de 1973; e ao finalizar um ano depois, junto à Zé Ramalho o viajante álbum duplo "Paêbiru- O Caminho da Montanha do Sol", um dos discos mais raros do Brasil por um fato insólito: após enchente do Rio Capibaribe que inundou as instalações da gravadora pernambucaca Rozemblit, poucas cópias do LP foram salvas, e hoje são vendidas a preços estratosféricos ( média de R$ 2000,00).

Arte de capa de Lula Côrtes para o disco de Marconi Notaro (1973)
Todas as três obras acima são pedras fundamentais do movimento psicodélico brasileiro e tiveram parca distribuição e participação contínua de um grupo blindado do underground nordestino que modificou o modo de se fazer música no Nordeste, contando além de Zé e Lula, com Geraldo Azevedo, Alceu Valença,  Robertinho do Recife, Ivinho, Zé da Flauta, Paulo Raphael, entre outros. Não por coincidência, os três trabalhos chegaram a liderar a lista de discos mais vendidos na categoria World Music quando lançados em 2008 por uma gravadora independente americana, Time-Lag Records. No Brasil (oh, que novidade), necas, never, jamais foram lançados em CD. Aliás, um dos grandes desejos de Lula Côrtes era justamente o lançamento digital de Paêbiru.
Zé Ramalho, Alceu Valença e Lula Côrtes, no Festival Abertura ( 1975)
Passado esse período fértil da metade dos anos 70, Côrtes prosseguiu em suas andanças artísticas, unindo sempre música, pesquisa, artes plásticas e poesia. Depois de participar ao lado de Alceu Valença e Zé Ramalho do Festival Abertura de 1975,  concluiu nos anos seguintes as gravações de "O Gosto Novo da Vida", "Rosa de Sangue", "A Mística do Dinheiro", "O Pirata" (nenhum destes discos foram lançados comercialmente), "Nordeste, Repente e Canção" ( Gravadora Marcus Pereira) e "Lula Cortes & Má Companhia" ( só este último com distribuição em CD). Nos anos 90, chegou a frequentar a geração manguebeat, e voltou a fazer shows e a gravar -  formou bandas de blues, como a Bluebróders, e participou do CD "A Turma do Beco do Barato", que reuniu vários músicos que fizeram a cena underground do Recife nos anos 70.
Na literatura, iniciada ainda em 1972 com " O Livro das Transformações" contribuiu com diversos lançamentos de prosa e poesia, seja em edições artesanais ou audio-books; nos últimos anos, além do cargo de assessor de cultura na cidade de Jaboatão(PE), se lançou profundamente nas artes plásticas, culminando no ano passado com aquarelas retratando o cotidiano dos habitantes e os aspectos históricos e ecológicos da cidade, material que se tornou parte da exposição "Fragmentos", com 35 aquarelas, aberta em setembro. o artista lutava contra o câncer há cinco anos, mas trabalhou até o fim, finalizando concertos musicais, pintando, tocando, cantando e recitando. Nada mais natural para um multiartista como Lula Côrtes.

"Paêbiru", com a capa aberta
Seguem alguns links pertinentes sobre Lula Côrtes:
# matéria ótima da Rolling Stone Brasil sobre o lendário disco Paêbiru:
http://www.rollingstone.com.br/edicoes/24/textos/agreste-psicodelico/
# Algumas músicas do Paêbiru:
http://www.youtube.com/watch?v=f97VehyBVEg&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=Rw-ewq7Qr2c&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=I-P4SuYmdsw&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=o2_q7ksZpQw&feature=related
# Lula Côrtes ( tocando tricórdio!!!) ao lado de Alceu Valença, Zé Ramalho e parte do grupo Ave Sangria ( veja ficha do vídeo) em vídeo produzido pela Globo para o Festival Abertura ( "Vou Danado pra Catende"- 1975): http://www.youtube.com/watch?v=rnc84s-i3ew
#A música "Desengano", de sua autoria, hit da geração politizada nos anos 70 e 80 no Recife:
http://www.youtube.com/watch?v=DLFr6nXFhe0

Nenhum comentário:

Postar um comentário