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quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Se for dirigir, não beba.

O clichê pode valer para a exposição, de nome inusitado e grande: Exposição de anúncios de bonde e rótulos de cachaças. Coisa fina, até porque, na verdade, a mostra retrata a evolução do grafismo da propaganda impressa.


Era numa época que sequer havia edição digital de imagens, computadores, Photoshop e Photoscape. Era talento puro, seja nato ou cultivado. Pincel, guache, lápis e papéis.

Vários anúncios nos mais diferentes meios seguiam o American Way of Life nos traços. Basta procurar os anúncios de qualquer produto nas Seleções do Reader's Digest das décadas de 1950 e 1960. O mesmo tipo de traço presente nos anúncios de bonde.

Porém, nos anúncios de cachaça, o processo era brasileiríssimo. Talvez pelo fato de o aguardente ser um produto nacional, em seus rótulos, os traços traduziam a cultura do Brasil.

Daí o contraponto, o barato da mostra.

A Exposição de anúncios de bonde e rótulos de cachaças estará aberta até dia 10 de abril, de graça, no Instituto Tomie Ohtake, na Avenida Faria Lima, 201, na capital paulista.

Mais informações na matéria do Estadão.

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