A hora e a vez do Jornalismo Cultural, entre outras pechinchas.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

O Fusca que ofusca

20 de janeiro é comemorado no Brasil o Dia Nacional do Fusca. A data foi criada pela montadora  por causa do dia do último Fusca que saiu da linha de montagem. 

O Wikipedia tem uma página bastante completa sobre toda a história do Fusca, incluindo funcionamento de aerodinâmica ( sim, o Fusca tem! ), fotos de seus antepassados e a nova geração Beetle. 

Aliás, falando sobre o New Beetle, a Volkswagen norte-americana vai lançar uma nova versão do carrinho, e para efeitos de marketing, comprou um pedaço do programa da Oprah Winfrey, a Hebe Camargo deles, e presenteou cada um da platéia com um exemplar. Foram 275 New Beetles presenteados.


Uma pena, mas por razões de direitos autorais, não dá mais pra assistir pelo You Tube todo o bloco.

Mas, enfim. A vida segue. E de Fusca.

Pra quem mora na região metropolitana de São Paulo, o Fusca Club do ABC fará um grande encontro no pátio da Volkswagen São Bernardo do Campo, domingo, dia 23, à partir das 9h da manhã. Pra cada Fusca, pede-se 2Kg de alimento não-perecível.

Quando falamos em Fusca, não é somente o carro como carcaça. Ele é tão versátil que vários outros carros foram montados nos mesmos chassi e motor: Brasilia, Kombi, Zé do Caixão, Gurgel, Variant,... O motor foi produzido até há pouco tempo atrás, enquanto a montadora produzia a Kombi.

O nome Fusca vem de uma variação histórica e linguistica de Volkswagen. Aliás, Volkswagen vem do alemão, carro popular. Os germânicos, com o passar dos anos, começaram a reduzir para Volks.

Aí entra uma curiosidade. Me lembro que meus avós, alemães, trocavam o F pelo V, mesmo falando em português. "Mim fai", dizia minha avó quando tinha o aniversário de um bisneto. Essa variação fonética deu ao "Folks" o "Fusca" no Brasil.

O Fusca foi produzido, no Brasil, até 1986 e retomado em 1993 a pedido do Presidente da República na época, Itamar Franco, mas descontinuado 3 anos depois. No mundo, o México produziu até 2003. Há, como eu disse, o New Beetle, produzido pela própria Volkswagen, mas na plataforma de Golf. Ou seja, de Fusca, só aparência mesmo. A começar pelo motor, frontal, com a opção movido a diesel. Além do mais, ele não é mais aquele carro barato que Hitler havia pedido.

Ferdinand Porsche deve estar se revirando no túmulo.

Atualização - Recebi uma resposta, por email, do pessoal do Fusca Club do ABC, retificando a informação: o Encontro de Fuscas da manhã de domingo será organizado pelo Fusca Clube do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário